Este projeto pretendeu concretizar um diagnóstico da performance atual de uma seleção de empresas da região do Cávado ao nível da inovação pelo design, nomeadamente nas ofertas assentes nos elementos identitários e recursos endógenos do território. Este diagnóstico permitirá, por um lado, conhecer de forma mais profunda o comportamento atual das empresas do território em termos de utilização do design como ferramenta de diferenciação e criação de valor. Por outro lado, permitirá a identificação de necessidades e dificuldades práticas e concretas das empresas do território no que respeita à inovação pelo design, gerando assim um conjunto de desafios concretos aos quais será possível responder com as restantes atividades previstas nesta ação. Assim estas atividades serão orientadas para a geração e disponibilização livre e universal de informação, competências, contatos e ferramentas que alavancarão pelo design nas empresas da região do Cávado, a partir das suas necessidades específicas e concretas.
O projeto envolveu a análise de empresas das áreas do têxtil, da cerâmica e dos vinhos, por serem áreas fortes e de exportação no Cávado. A seleção das empresas coube ao promotor do projeto e apesar do conjunto não ser alargado a todas as empresas da região, permite uma análise capaz do estado da arte relativamente à inovação pelo design.
Pretende-se que seja um projeto promotor de debate e de ações futuras.
A equipa de investigadores é constituída por docentes dos departamentos de ‘Design Industrial e de Produto’ e ‘Arte e Comunicação’ da ESD-IPCA, que maioritariamente são, também, investigadores do Centro de Investigação ID+. (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) Os investigadores são:
Os workshops de capacitação em ambiente empresarial foram preparados pela equipa de investigadores, de acordo com o cronograma de desenvolvimento, entre maio e julho de 2018.
As empresas envolvidas, à data, são as seguintes:
No contexto dos workshops / visitas desenvolvidos, foi implementado o diagnóstico de performance ao nível da inovação pelo design. O trabalho foi focado numa entrevista semiestruturada em duas partes: apresentação da empresa e briefing para diagnóstico. Na primeira parte recolheram-se informações relevantes sobre a empresa e sobre a sua performance, dados tangíveis e balizados. Na segunda parte a discussão foi desenvolvida para a realização do diagnóstico sobre a presença do design e inovação, nomeadamente pela perceção da utilização do design na empresa e reflexão sobre o potencial da capacitação pelo design para aumento de valor.
Desenvolvendo a sua Missão e procurando otimizar as sinergias com investigadores e outros projetos, vêm sendo realizadas ações de divulgação científica do projeto, nomeadamente:
- Comunicação da Prof. Paula Tavares no Fórum "Inovação, Exportação e Excelência Empresarial", 10 de Abril de 2018, Theatro Gil Vicente, Barcelos, sobre o tema "Design e Empresas. Academia e Mercado.";
- Divulgação científica do projeto apresentada no Fórum EURASHE – European Association of Institutions in Higher Education, em Tallin, Estónia, 19 e 20 de Abril, com a comunicação "Creating a capacity building training program through Design for regional development in Northern Portugal: an innovation project for the small businesses and companies", da autoria das Profs. Paula Tavares e Ana Catarina Silva;
- Comunicação do Prof. Jorge Pereira no Workshop "Exportação e internacionalização de Vinhos Verdes na Região do Cávado", 11 de maio de 2018, no contexto da AGRO 2018, no Fórum Braga, sobre o tema "Design e rotulagem para Vinhos Verdes: Criatividade, estratégia e comunicação";
- Divulgação científica do projeto apresentada ao 25.º Congresso da APDR – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, realizada em Lisboa, 5-6 de julho de 2018, com o artigo "Regional transformation through design – "Capacitar pelo Design" project in Cávado region", da autoria dos Profs. Paula Tavares, Ana Catarina Silva, Jorge Pereira, Demétrio Matos e Pedro Mota Teixeira.