WORKSHOP A - Moldes Mutantes, variação em série



Responsável | Vitor Agostinho
Destinatários | Todos os participantes
Dia | 18 de Maio 2017

Proposta
Através de diversas estratégias, foram desenvolvidos novos processos de conformação cerâmica de objetos que permitem a variação de forma a partir de um mesmo molde, testando e desenvolvendo novas formas de utilização de moldes em cerâmica. Deste modo, é promovida uma abordagem experimental dentro de um processo clássico de conformação cerâmica por via líquida. O objetivo é tirar partido do processo de fabrico cerâmico para desenvolver produtos que possuam uma história/forma única, que incorporem e revelem em si todas as decisões tomadas durante o processo de fabrico.

Objetivos
Através deste workshop procura-se:
1) Entender o potencial de novas abordagens processuais e conceptuais na cerâmica.
2) Explorar o potencial plástico do material.
3) Entender o processo original como abordagem diferenciadora.
4) Produzir peças cerâmicas a partir da exploração de moldes.

O workshop divide-se em dois momentos:
a) a apresentação e reflexão sobre este tema a partir dos conteúdos teóricos de suporte ao desenvolvimento do exercício.
b) a abordagem experimental da utilização dos moldes mutantes, através de conformação cerâmica via líquida para desenvolver uma experimentação prática e conformação formal do objecto.

Duração prevista da atividade
3 horas
1ª sessão (10h-13h)
2ª sessão (15h-18h)

Limite de inscritos
10 alunos por sessão Vítor Agostinho é um designer com experiência relevante na indústria cerâmica. Como resultado da sua investigação na área, reorienta o seu trabalho para um desenvolvimento mais personalizado e de autoprodução. Estas duas dimensões do seu trabalho, produção em massa e autoprodução, permitiram-lhe a oportunidade singular de desenvolver novos métodos de conformação cerâmica. Participou recentemente em várias exposições, destacando “Leve, Design Português no Brasil” em São Paulo e "Primeira Escolha" inserida na bienal Molda2016 nas Caldas da Rainha.


Voltar <<