Novos Paradigmas da Economia Sénior

Open Lab integrado na NORMÉDICA AJUTEC 2017

A economia da terceira idade, ou Silver Economy, constitui uma excelente oportunidade para o espaço do sudoeste europeu, região esta que contará com a população mais envelhecida do continente europeu até 2050. 
Neste contexto, o projeto ICT4SILVER propõe-se explorar formas de satisfazer as necessidades dos idosos em diferentes domínios utilizando soluções baseadas em Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) colocando os conhecimentos adquiridos ao serviço de cerca de 30 PMEs situadas em cinco diferentes regiões do espaço SUDOE. Tal permitirá criar, aperfeiçoar e introduzir no mercado produtos e serviços baseados nas novas tecnologias da informação e da comunicação e adaptados às necessidades deste segmento populacional. 

O OpenLab “Novos paradigmas da Economia Sénior” proporciona, no âmbito do projeto ICT4SILVER, um debate aberto sobre os desafios, soluções, barreiras e oportunidades, partilhados na primeira pessoa entre utilizadores, cuidadores, instituições, investigadores e fabricantes, procurando gerar informação atual e novos vetores de investigação, desenvolvimento e, sobretudo, de aplicação de soluções inovadoras na Economia Sénior, projetando o crescimento sustentado dos atores e setores envolvidos.

Organização

IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
TICE.PT Associação para o Pólo de Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica
Iberia Advanced Healthcare

Data: 3 de novembro de 2017 
Local: Exponor - Matosinhos
Integrado na "NORMÉDICA AJUTEC 2017 - Fórum e Exposição das Ciências Médicas e da Saúde, Gestão Hospitalar, Ajudas Técnicas, Mobilidade e Inclusão" (programa em normedica.exponor.pt) que decorre de 2 a 4 de novembro. 

Programa

10:00 10:15 Abertura/Welcome Ricardo Simoes (promotor do OpenLab “Novos Paradigmas da Economia Sénior”): Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA
10:15 - 11:15 Saúde e bem-estar Sénior Debate com a participação de operadores de prestação de cuidados na doença e ao bem-estar sénior, associações de apoio ao doente, laboratórios e investigadores, reguladores, fabricantes e distribuidores de dispositivos médicos e tecnologias de informação e comunicação com aplicação relevante.

Moderador: João Malva : Ageing@Coimbra 
Isabel Costa : Bella Vida 
José Carvalho : Hope-Care 
Nuno Garcia : UBI - Universidade da Beira Interior
Ricardo Vieira : Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
12:00 - 13:00 Promoção da Qualidade de vida Sénior Debate abrangendo as atividades promotoras da qualidade de vida sénior, nomeadamente dedicadas à mobilidade, ambiente construído e turismo sénior. São convidados a participar operadores e promotores turísticos, construtores de veículos e soluções de mobilidade assistida, players do cluster do habitat, arquitetura e planeamento, prestadores de cuidados e residências sénior.

Vasco Monteiro : Fundação Inatel 
António Cunha : Instituto Pedro Nunes 
António Lúcio Batista : Iberia Advanced Healthcare 
Rui Diniz : Associação dos Profissionais de Educação Física 
14:00  - 15:30 A Economia Sénior a 20 anos Um debate multidisciplinar, introspetivo e futurista, alicerçado na vanguarda que construímos hoje, que pretende explorar as necessidades, expectativas, desafios e respostas tecnológicas e socias futuras, do que será a economia sénior nos próximos 20 anos.

Gabriela Trevisan : Escola Paula Frassinet 
Manuel Pacheco: Plux 
Nuno Silva : ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto 
Ricardo Correia : Cintesis
15:30 - 16:30 Do laboratório ao utilizador O sucesso do produto depende de vários vetores que refletem o seu ajustamento ao mercado em diferentes dimensões. Identificar essas dimensões e o posicionamento do produto em cada estágio do desenvolvimento pode vir a ser uma ferramenta útil antecipando a resposta do mercado ao produto. A realização de ensaios piloto em living labs proporciona a colheita e interpretação de dados pertinentes sobre o produto nessas dimensões. Neste debate contamos com o testemunho de laboratórios e fabricantes, utilizadores e instituições, e de laboratórios living Lab.

The success of the product depends on several vectors that reflect its adjustment to the market in different dimensions. Identifying these dimensions and positioning the product at each stage of development can be a useful tool in anticipating the market response to the product. Conducting pilot experiments in living labs provides the collection and interpretation of relevant product data in these dimensions. In this session we have the testimony of laboratories and manufacturers, users, institutions and Living Lab providers.

Moderador: Hervé Dufau : ADI - Agence de Développement et d’Innovation de la Nouvelle-Aquitaine 
Béatrice Durruty : ADI - Agence de Développement et d’Innovation de la Nouvelle-Aquitaine 
Filipe Sousa : Fraunhofer 
Gil Gonçalves : IncreaseTime
16:30 Encerramento

Inscrição

Inscrição em http://www.normedica.exponor.pt/apex/f?p=116:22:0::NO::LG:pt para obter o convite eletrónico que lhe dará acesso ao evento "NORMÉDICA AJUTEC 2017 - Fórum e Exposição das Ciências Médicas e da Saúde, Gestão Hospitalar, Ajudas Técnicas, Mobilidade e Inclusão"