Barcelos recebe-nos com a sua “Quinta Feira de Feira”. As cores vibrantes do seu artesanato, o cheiro dos hortícolas e os pregões como banda sonora são o cenário para um passeio pela paisagem tipográfica desta cidade. Local ícone da cultura popular Portuguesa, exemplar único da alma minhota, Barcelos, a cidade acolhe o 5º encontro de Tipografia, revela-se aos olhares curiosos de quem olha para as letras não só como um meio de transmissão da palavra mas acima de tudo um marco da identidade local.

objectivo

Criar um mapa tipográfico da cidade de Barcelos.

Percorrendo as ruas de Barcelos ou mergulhando na iconográfica feira semanal da cidade, os participantes são convidados a registar a presença tipográfica ou do desenho de letras que povoa a cidade.

execução

Recorrendo às tecnologias ubíquas (smartphones), os participantes poderão criar um registo fotográfico e partilhar o mesmo através da rede social instagram.

Terão de seleccionar um conjunto de 5 fotos que reflitam o ambiente da cidade e partilhá-las na rede social Instagram com o #5et.

 

As fotos a concurso serão avaliadas pelo juri no decorrer do encontro. A foto vencedora será anunciada na sessão de encerramento e o seu autor receberá um prémio, gentilmente oferecido pelo parceiro PROMAIS.

 

4 horas

Nasceu em Reims - França em Outubro de 1978. Designer, Professor

e Investigador. Para além da docência e da actividade procjectual em design gráfico,  tem dedicado grande parte da sua actividade profissional

à investigação em multimédia e novas formas de comunicação gráfica através de artefactos digitais.

 

Professor de Tipografia desde 2006 na Licenciatura de Design Gráfico

do IPCA, desenvolve desde então várias workshops de tipografia com

o propósito de disseminar técnicas e conceitos para um olhar mais atento sobre o desenho de letras. Conhecer e identificar a personalidade de cada caractere através do seu desenho e do seu contexto é o mote do

seu trabalho.

 

 

Jorge Brandão Pereira (n.1979), designer, professor e investigador em design de comunicação.  Assistente convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos, Portugal, e membro do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura.  Actualmente está a desenvolver em seu Doutoramento em Media Digitais na Universidade de Porto, discutindo design, comunicação, media digitais participativos, culturas locais e criatividade como as principais áreas de investigação.