Miguel Sousa é um type designer e font developer luso-americano licenciado em Tecnologia e Artes Gráficas, pelo Instituto Politécnico

de Tomar, e mestrado em Typeface Design pela Universidade de Reading, Inglaterra.

 

Durante os seus estudos em Reading, ele desenhou o tipo de letra Calouste, que suporta os alfabetos arménio e latino, e com o qual recebeu uma distinção do Type Directors Club em 2006.

 

Nesse mesmo ano, ele integrou a equipa de Type Development da Adobe Systems em São José, Califórnia. Aí tem continuado a ampliar o seu interesse em sistemas de escrita não-latinos e desenvolvido os seus conhecimentos em tecnologia de fontes digitais. Ele lidera o grupo de produção, e é o contacto principal da Adobe para responder a questões técnicas relacionadas com fontes, tanto dentro da empresa como em fóruns online.

 

O seu site pessoal, adhesiontext.com, permite qualquer um gerar dinamicamente texto fictício numa multitude línguas, contendo apenas

as letras desejadas.

 

 

Miguel Sousa

vai falar-nos de

 

 

Tecnologia de Fontes e Design de Tipos na Adobe

 

A Adobe tem mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de software, e mais recentemente entrou com sucesso no setor de negócio de serviços digitais. Mas o que muita gente não sabe é que, desde a sua fundação, esta empresa tem sido uma força dominante no desenvolvimento de tecnologia de fontes e no design de tipos. Esta proficiência faz parte do seu ADN e tem permanecido um valor essencial ao longo das várias décadas. Deixem-me levar-vos numa viagem que tem início no despontar do desktop publishing, e termina na ascensão do movimento open source aplicado a fontes.